Notícias
O papel do gestor na qualidade de vida no trabalho
Gestores de todos os setores estão cada vez mais se conscientizando que, a boa qualidade de vida no ambiente de trabalho dos seus colaboradores, é um dos fatores importantes para resultados positivos na empresa
Já se foi a época em que só o salário ou benefícios numéricos eram considerados um bem para qualidade de vida. Hoje os colaboradores estão querendo algo mais que toque no seu bem estar emocional e físico, então os gestores precisam se empenhar em observar essa necessidade de cada um de sua equipe.
Para isso é necessário uma atenção em especial na hora da contratação, pois a empresa também é um local de emoções, ela é feita de pessoas e essas por sua vez quando contratadas, chegam cheias de sentimentos como: medos, anseios, limitações, euforia e etc. Então, contratar uma pessoa certa para um lugar certo é o primeiro passo para uma boa qualidade de vida dentro da organização. O gestor precisa acompanhar esse processo de contratação para avaliar quem vai trabalhar ao seu lado e assim trazer benefícios não só para empresa como para toda a equipe.
Olha aí algumas atitudes de um gestor que irão fazer a diferença na vida de seu colaborador enquanto estiver no ambiente de trabalho:
· Conhecer o que motiva seu colaborador ou sua equipe;
· Conversar um pouco sobre a vida pessoal na hora do intervalo do cafezinho, é uma boa estratégia para descobrir o que é a qualidade de vida , dentro do ambiente de trabalho, para o seu colaborador;
· Planejar e executar treinamentos, cursos e palestras na empresa ou fora dela é uma media bastante eficaz para sua equipe;
· Fazer com que os colaboradores de sua equipe participem ativamente das decisões (quando possível) sobre seu trabalho;
· Praticar o feedback sempre que possível, pois colaborador que não sabe como ou o que está fazendo de certo ou errado, sente-se desmotivado, desanimado e seu rendimento nos resultados não serão satisfatórios;
· Ser criativo, com novas propostas de sistemas de recompensas como prêmios que incluem a família ou amigos próximos;
· Reconhecimento da capacidade de mudança de cargo, quando esse merecer e mostrar competências para isso;
· Proporcionar ambiente físico e psicológico agradável ( se a empresa autorizar e disponibilizar recursos para tal): Fotos da família em seu ambiente de trabalho ou uma música ambiente agradável a todos, cadeiras confortáveis, ventilação adequada entre outros.
A Qualidade de Vida no Trabalho é o que o colaborador precisa para desempenhar suas funções dentro da empresa e obter êxito nos seus resultados, é o que vimos acima. Porém sem uma gestão de qualidade não será possível alcançar esse objetivo. O gestor tem que ter a sensibilidade de descobrir e sentir as limitações de cada colaborador, identificando onde estão os problemas, decidindo junto com a equipe como fazer para melhorar. Lembrando que uma equipe é o retrato de seu gestor, se essa não estiver bem, é bem provável que não houve um trabalho bem feito de sua gestão.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.5588 | 5.5618 |
Euro/Real Brasileiro | 6.33312 | 6.34921 |
Atualizado em: 06/06/2025 18:04 |
Indicadores de inflação
03/2025 | 04/2025 | 05/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -0,50% | 0,30% | -0,85% |
IGP-M | -0,34% | 0,24% | -0,49% |
INCC-DI | 0,39% | 0,52% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,51% | 0,48% | |
IPC (FIPE) | 0,62% | 0,45% | 0,27% |
IPC (FGV) | 0,44% | 0,52% | 0,34% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,43% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,64% | 0,43% | 0,36% |
IVAR (FGV) | -0,31% | 0,79% |