Notícias
Estratégias Empresariais Corporativas oriundas de Estratégias Militares
São definidas no mais alto nível empresarial!
O mais alto nível do planejamento empresarial define a(s) estratégia(s) empresarial(is) corporativa(s), estabelecendo a orientação geral da empresa, o(s) mercado(s) de atuação e os objetivos estratégicos globais da empresa. Tudo é apresentado no PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL, documento que irá nortear o planejamento das diferentes unidades de negócio da organização, bem como, o desenvolvimento dos demais planejamentos empresariais.
Diversas estratégias militares podem, quando devidamente adaptadas, serem empregadas como estratégias empresariais corporativas, tais como:
- Estratégia da Ação Independente: Consiste no emprego exclusivo de meios organizacionais próprios para se atingir os objetivos empresariais.
- Estratégia da Aliança: Consiste no emprego de meios organizacionais próprios, em conjunto com os de outra(s) organização(ões) em busca de objetivos comuns.
- Estratégia da Defensiva: Consiste na realização de ações necessárias para garantir o “status quo”, seja quando a organização sofre ações, seja quando é ameaçada veladamente em seus objetivos.
- Estratégia da Dissuasão: Consiste num conjunto de ações que a organização tem plena capacidade de executar, se necessário for, para defender seus interesses, tendo o mercado plena ciência deste poder.
- Estratégia da Ofensiva: Consiste na realização de ações necessárias para enfrentar ameaças externas e fraquezas internas com a finalidade de manter ou atingir os objetivos estratégicos organizacionais.
- Estratégia da Presença: Consiste na realização de ações necessárias para colocar a organização em todos os mercados de seu interesse, seja diretamente ou por intermédio de parcerias.
- Estratégia da Projeção do Poder: Consiste na realização das ações necessárias para lançar o nome da empresa em novos mercados antes de uma efetiva inserção empresarial.
- Estratégia da Resistência: Consiste na restrição ao máximo das atividades empresariais diante de uma real incapacidade de competir em todos ou em determinados mercados, buscando única e momentaneamente apenas sobreviver. Não pressupõe nenhuma intenção inicial de abandonar o mercado e evita sempre um enfrentamento direto com os concorrentes mais poderosos.
Cada uma destas estratégias corporativas será implementada por intermédio de uma ou mais estratégias competitivas.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.47257 | 5.48667 |
Euro/Real Brasileiro | 6.42261 | 6.43915 |
Atualizado em: 30/06/2025 04:22 |
Indicadores de inflação
03/2025 | 04/2025 | 05/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -0,50% | 0,30% | -0,85% |
IGP-M | -0,34% | 0,24% | -0,49% |
INCC-DI | 0,39% | 0,52% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,51% | 0,48% | 0,35% |
IPC (FIPE) | 0,62% | 0,45% | 0,27% |
IPC (FGV) | 0,44% | 0,52% | 0,34% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,43% | 0,26% |
IPCA-E (IBGE) | 0,64% | 0,43% | 0,36% |
IVAR (FGV) | -0,31% | 0,79% | -0,56% |